segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A Humildade
Quando te abaterem, então tu dirás: Haja exaltação! E Deus salvará ao humilde. 
Jó 22.29
     Humildade vem do Latim "humus" que significa "filhos da terra”. É uma qualidade de um homem cujo coração não tem o interesse em ser superior a outrem nem usá-lo para obter sucesso sobre os seus próprios interesses. É uma virtude que ao procurar no mundo, encontrará uma decepção enorme, profunda e sem fim.
     Há duas destacadas distinções em humildade: pobre de espírito e pobre materialmente.  De fato, ambas são consideradas pelo Senhor JESUS.
     Na primeira, humilde de espírito, ela é vista pela humildade de homens que mesmo tendo boa e elevada posição social, não considera a materialidade superior a sua vida nem a do próximo, por isso, pelo seu caráter e por agir dessa forma, muitos julgam-no até mesmo que este é paupérrimo, quando é rico: “Melhor é ser humilde de espírito com os mansos, do que repartir o despojo com os soberbos”; Provérbios 16.19. 
     O humilde de espírito ajuda o próximo sem querer nada em troca, se humilha a Deus, pois tem certeza que tudo que tem aqui na terra não poderá, certamente, comprar a sua Moradia com o Senhor. Ele reconhece que as coisas terrestres são terrestres, mas as divinas são duradouras sem ferrugem, portanto é o convívio eternal com o Deus maravilhoso, sublime e celestial!
     Quanto ao pobre materialmente, este refere-se ao homem que não é rico, ou seja, é pobre em meio a sociedade, muitas das vezes passa até necessidades por não ter alimento ao seu sustento e de sua família; por causa disso, é desprezado, humilhado e separado da burguesia, denominando-os de muitas formas tristes e humilhantes.
     Nesse caso citado por último, há a lembrança do jovem rico (Marcos 10.1-24), e, sobretudo na Palavra: “É mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus”; Marcos 10.25.
     Diante das duas definições acima, perguntemos: temos pessoas assim? Claro! Pessoas pobres, passando necessidades de água e pão, nós vemos muitas. Mas, quanto aos pobres de espírito, faltam muitos em nosso meio! Quantos que tem para ajudar, mas não ajudam!  E quando fazem isso, fazem apenas por algo em interesse, não por amor! A humildade não é para qualquer um, mas àqueles que realmente se humilham para adquirá-la.
     Ela se relaciona com o amor e, por causa disso, quando conhecemos uma pessoa que tem  essa humildade, esse amor dentro de si, nós enxergamos o versículo a seguir, cumprindo em sua vida: “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”; I Coríntios 13.4-7.
     A humildade faz um homem notório, de valor ao Senhor. Ele planta tesouros à sua salvação, jamais à sua soberba terrestre. Ele medita na Palavra de JESUS, encontrando nela ensinamentos profundos e exemplos majestosos de humildade, entre outros: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade”; Colossenses 3.12.
     A Bíblia nos relata de homens humildes: Jó, Estêvão, Paulo, etc., citando-nos também palavras lindas e riquísssimas acerca dela: “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor”; Efésios 4.2. “O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, honra e vida”;Provérbios 22.4, entre outras. 
     Todavia, perguntemos: Somos humildes como ensina a Palavra do Altíssimo? Ou, às vezes, estamos olhando feio para uma pessoa humilde tanto de espírito quanto materialmente! Como diz a Palavra, analise o homem a si mesmo (I Coríntios 11.28). Entretanto, se isso ocorre, as Escrituras abomina e ridiculariza tal atitude, pois se não formos humildes como crianças (Mateus 18.3-4), não veremos a face de Deus. Portanto, a inocência e humildade de uma criança são de extremas avaliações aos nossos corações!
     Temos um exemplo e modelo maior de todos os humildes existentes nesse mundo: JESUS CRISTO. Ele, que é riquíssimo, dono do mais puro ouro e prata, se fez paupérrimo, deixando Seu Lar, a fim de descer na terra, para morrer na cruz do calvário. E Ele nunca fez acepção de pessoas; com os pobres andava; até a viúva pobre foi notória em sua oferta; não maltratou, humilhou, desprezou, rebaixou, rejeitou, envergonhou alguém, porém fizeram isso com Ele.
     Amados de Cristo, se falta humildade em sua vida, adquira o mais rápido possível! Se deseja morar com o Senhor, pratique-a, pois sem ela, não veremos Deus! Reconhecendo, pois, que a falta dela em um cristão, verdadeiramente está em falta com o Todo-Poderoso, estando totalmente fora da Bíblia. Humildade é o começo de uma vida de ilustre filho do Deus vivo, não tendo-a, o homem espelha-se todos os dias em Satanás, pois nele está o antônimo da humildade; e os soberbos, mentirosos, humilhadores, caluniadores e desprezadores reinarão com ele, no fogo ardente que por mais que busque água para apagá-la, infelizmente, não encontrará, porquanto a única água disponível, santa, pura e cristalina está no nome do Salvador.
     E se por acaso não vermos humildade em nossos irmãos, não nos espelhemos em tais, peguemos sempre a Palavra do MESSIAS, a fim de nós nos espelhar nEle. Assim, não ficaremos envergonhados! Não estaremos confundidos nem a Palavra do SENHOR será vã e inútil! Lembremos que muitos caem por espelhar em homens e mulheres, se esquecendo que estamos sujeitos a cair, além de sermos miseráveis, pobres e pecadores, mas quando imitamos os passos de JESUS CRISTO, nós achamos a benévola saída dos problemas e males que nos circulam. Nós seguimos e aprendemos a ser humildes, a ponto de considerarmos nossos irmãos superiores a nós mesmos: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo”; Filipenses 2.3.   
     Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário