segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A Sunamita e o seu Filho
(II Reis 4.8-37)
     O que a história de Sunamita e o seu filho pode nos ensinar? Muitas! Mas, vamos aqui ver uma lição que tem que de ser vivida diariamente, já que estamos no meio de pessoas leais e amigas, mas também falsas e inimigas. Leia a história da sunamita atentamente! 
     Agora, reflita: como pode uma mãe, que ama de todo o seu coração o seu filho, perdê-lo e depois dizer que“tudo vai bem”? Sabemos que quando perdemos uma pessoa que amamos, nós choramos tanto, na dor da perda que parte nossos corações ao meio.
     Esta mulher estava confiante que o SENHOR, através do Seu servo, podia solucionar aquela situação: a morte do filho. Sendo assim, como foi o Todo-Poderoso quem a presenteou, Ele não ia esquecê-la; então, aconteceu: seu filho foi dado entregue com vida; glória a JESUS!
     Que linda lição! Há pessoas que dizem serem nossos amigos, irmãos na fé, etc., quando, na verdade, não querem o nosso bem, a nossa vitória. Acreditemos que há delas que só perguntam se tudo está bem, pois desejam saber se está tudo mal e, quando dissemos que está tudo excelentemente bem, na graça de Deus; logo, estas ficam apavoradas, querendo saber o porquê da nossa felicidade.
     É bom vigiar com quem estamos falando, conversando, principalmente quando se refere a compartilhar nossos sonhos e as promessas que o Senhor nos prometeu. 
     É claro que tem aqueles que são mesmo nossos amigos, nossos irmãos na fé, mas NÃO SÃO TODOS. Temos de pedir discernimento a Cristo, pois Ele sabe e conhece o oculto do coração de todo o homem, isto é, a sua maldade e a sua lealdade.
     Temos de adquirir sabedoria, portanto, sem perceber, podemos estar contando os nossos sonhos para alguém que deseja muitíssimo nossa derrota, miséria, mal; hoje, pode ser que em nossa frente, ela diga palavras de apoio, mas em 4 paredes, está sorrindo e gostando da nossa situação triste e sofrida.
     Quem pode mostrar quem é verdadeiro, leal, sincero? Jesus Cristo! Reconheçamos que NADA pode escapar dos Seus olhos! Peçamos sabedoria, veja que sunamita se abriu em suas palavras quando disse: Pedi eu ao meu senhor algum filho? Esta frase foi direcionada nem ao menos ao seu esposo, mas a Eliseu! Outra lição que nos ensina aqui é esta: conte os seus problemas não a homens, mas ao Filho do Homem que é poderoso para resolvê-los. 
     Nós lemos que a Sunamita sabia que o DEUS de Eliseu resolveria aquele problema, por isso disse abertamente do acontecido, do seu desespero. Reconheçamos que DEUS coloca pessoas confiáveis e amigáveis em nossas vidas, MAS temos de saber quem são elas.
     Você já parou para pensar que há momentos que está se abrindo com a pessoa errada? Está falando dos seus votos com Deus, dos seus problemas, dificuldades, tristezas a pessoa que almeja, fez ou pagou para fazer mal a você?  Talvez nunca tenha passado isso em sua mente, contudo é lícito isso acontecer.    
     Peçamos discernimento a DEUS das pessoas que estão ao nosso redor, das que estão conosco e as que não estão! Vamos nos abrir com o Messias, pois certamente Ele nos mostrará: Porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto”; Marcos 4.22.
     Lembrando que a frase dela passa confiança no Pai da Eternidade, pois mesmo não estando bem, cria que logo, logo estaria, e Deus não a desapontou. Da mesma maneira é em nossas vidas, temos de crer que, mesmo estando no fundo do poço: JESUS CRISTO é onipotente para dar vitória e solução que tanto pedimos! 
     Então, vamos em vigilância e discernimento, diante dos nossos inimigos dizer: Vai tudo bem! Deus só tem me dado bênçãos! Só vitória! Estou na graça e misericórdia de Deus! Entre outras frases, pois elas são, de fato, a certeza que o Rei dos reis já, já se manifestará!  Acreditem: nós veremos alguns ou muitos que se incomodorão com tais palavras!
     Sejamos essa sunamita que mesmo em uma situação fúnebre, confiou e recebeu (Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará; Salmos 37.5)! Tenhamos fé, falemos, conversemos, abramos nosso coração ao dono da solução, vigiando, crendo e temendo a DEUS; comecemos na vigilância com quem e o que estamos falando!

     Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário